quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como posso Alfabetizar crianças em Hospitais?

http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/10/20/contadores-de-historias-ajudam-a-alfabetizar-criancas-em-hospitais/

Contadores de histórias ajudam a alfabetizar crianças em hospitais
Cada letra que aprendeu foi com a ajuda de enfermeiros, médicos e, principalmente, dos contadores de histórias que visitam os pequenos no hospital.
A voluntária Irene Tanabe, 36, levou os primeiros livros para Vitor logo que ele começou o tratamento contra insuficiência renal, aos oito meses de idade.
Sete anos depois, ela continua carregando livros para o instituto, mas hoje é Vitor quem costuma lê-los. “Ei, olha! Um pato! Não é um pato, é um coelho!”, lê, virando em seguida o livro “Pato! Coelho!”, de Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld, para mostrar para a repórter a figura na página. “O que você acha que é?”, pergunta, por fim.
Irene faz parte da ONG Viva e Deixe Viver desde 2004, quando resolveu dedicar um tempinho da sua vida de jornalista para o voluntariado. Ela também conta histórias para outras crianças no Hospital das Clínicas, mas admite que tem uma relação mais próxima com Vitor. “Ele vive nesse mundinho fechado no hospital, sem ir à escola, mas é muito esperto.”
Para fazer o tratamento, Vitor vai ao hospital um dia sim, um não, enquanto espera por um transplante de rim. Nas terapias que fazia na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) desde os seis meses de idade, Mary Lemos Prieto Giordano, 19, também contou com a ajuda do Viva para se alfabetizar.
“Eu ia à escola, mas o trabalho dos contadores ajudou muito a melhorar minha escrita e leitura. Eles foram muito importantes para o desenvolvimento da minha comunicação”, afirma.
Criada há 15 anos, a ONG tem cerca de 1.200 voluntários em nove Estados, que dedicam duas horas semanais ao trabalho. A seleção de contadores de história é feita uma vez por ano – o treinamento dura nove meses. Para 2012, as inscrições começam em fevereiro. Informações no site www.vivaedeixeviver.org.br.
(Folha de S.Paulo)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ALFABETIZANDO E APRENDENDO;

QUANDO VOCÊ ALFABETIZA UMA CRIANÇA , VOCÊ TEM QUE ESTAR ABERTO PARA APRENDER MAIS E MAIS A CADA DIA;


IMAGEM DO GOOGLE

sábado, 25 de maio de 2013

Qual o papel do Alfabetizador?

O alfabetizador tem o papel de Alfabetizar com amor e alegria, transmitir seus conhecimentos para o educando, dando liberdade para que o educando também participe ativamente das aulas;


IMAGEM DO GOOGLE

A Alegria de Alfabetizar

Dia 8 de setembro é o dia mundial do Alfabetizador;
O alfabetizador tem como função mostrar para seus educandos a importância de leitura , de textos,  da escrita e das palavras;
 Mostrar com amor e alegria como é bom ensinar, alfabetizar;



IMAGEM DO GOOGLE

Para ensinar é preciso se misturar com os alunos;

IMAGEM DO GOOGLE

quarta-feira, 15 de maio de 2013

100 maneiras divertidas de educar;

http://educarparacrescer.abril.com.br/criancas/

Estimular a leitura é o primeiro passo para incentivar a escrita


Inserir todas as crianças de seis anos em um ambiente alfabetizador foi um dos principais objetivos da aprovação do Ensino Fundamental de 9 anos, em fevereiro de 2006. A medida beneficiou crianças que não tinham acesso à Educação Infantil, ficando, muitas vezes, completamente distantes da cultura escrita - o que poderia representar um obstáculo para a sua experiência futura de alfabetização. 

 "Estamos sempre nos alfabetizando, a cada novo tipo de texto com o qual entramos em contato durante a vida", afirma Telma Weisz. 

Por essa razão, tratar leitura e escrita como conteúdo central em todos os estágios é a maior garantia de sucesso que as escolas podem ter para inserir os estudantes na sociedade. É o que fazem muitas professoras de 1ª a 4ª série de Catas Altas (MG), capacitadas pelo Programa Escola que Vale. Mesmo recebendo crianças que não nunca tiveram contato com o chamado mundo letrado antes da 1ª série, os educadores conseguem alfabetizar ao final de um ano. 

"Um fator determinante para a alfabetização é a crença do professor de que o aluno pode aprender, independentemente de sua condição social", diz Antônio Augusto Gomes Batista, diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Esse olhar do docente abre as portas do mundo da escrita para os que vêm de ambientes que não ofereceram essa bagagem. 

É possível formar leitores e escritores competentes em qualquer estágio do desenvolvimento. 

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/dicas-alfabetizacao-403863.shtml

Atividades que ajudam as crianças no processo de alfabetização;

Imagem do Google;

Saber Alfabetizar é um dom;

 ALFABETIZAR é poucos que conseguem , mas quem tem este dom sabe como é maravilhoso ensinar , saber que seus conhecimentos ajudam e muito outras pessoas, principalmente as crianças, pois o que seria delas sem a ALFABETIZAÇÃO;
Ter a Alegria de poder Alfabetizar é um dom que Deus nos dá; 




Imagem do Google: